sábado, 16 de novembro de 2013

PROATIVIDADE



Conhece pessoas que estão atentas a tudo que acontece e sempre se antecipam aos fatos?
Conhece pessoas que sabem o que desejam, se oportunizam a todo instante e movem-se rapidamente para que as coisas sejam concretizadas?
Conhece pessoas que estão ligadas, conectadas, plugadas num mundo dinâmico, sempre de vanguarda, atualizadas, modernas, mobilizando-se com antecipação e oferecendo soluções?
 Essas pessoas são denominadas proativas. Elas pensam e agem na frente. Preveem as necessidades e as suprem, anteveem as dificuldades e as superam, tomam a dianteira das coisas e as resolvem. Estão sempre gerando oportunidades, empreendendo, correndo riscos, buscando mudanças, criando novas situações e comprometendo-se com a obtenção de resultados.
Steven Covey considera que a essência da pessoa proativa seja a capacidade de liderar sua própria vida. Acrescenta Covey, ainda, que proatividade não significa somente tomar a iniciativa, mas assumir a responsabilidade de fazer com que as coisas aconteçam; decidir em cada momento o que queremos fazer e como vamos fazer.
Na empresa, por exemplo, podemos também observar numa mesma sala uma pessoa sempre questionando a forma de fazer o trabalho, buscando novos caminhos para torná-lo mais efetivo, promovendo troca de informações no grupo  e outra só fazendo o que mandam, não questiona, aceita passivamente o trabalho, não faz nada para mudar, repete a sua rotina. A primeira pessoa age de forma proativa, a segunda de forma reativa. Como tem sido sua atuação na empresa onde trabalha?
É sabido que, em função da frequência do tipo de nossas ações dizemos que “fulano” tem tendência proativa e “ciclano” tem tendência reativa. Vejamos algumas dicas para estimular nossa postura proativa: vença a autossabotagem, dê significado e importância às coisas que deseja fazer a fim de conseguir automotivar-se para realizar, alie-se a pessoas proativas, questione-se sempre sobre suas respostas se são as melhores, se errou corrija rapidamente e busque novos caminhos...
A pessoa proativa age, reage, interage, inova, modifica, agrega, aprimora tudo que se apresenta à sua volta. A proatividade é um comportamento que pode ser desenvolvido, a escolha é de cada um de nós.


João Paulino Quartarola

e-mail: jpquartarola@terra.com.br

Nenhum comentário: