sábado, 16 de novembro de 2013

OPORTUNIZAR-SE



Tempos idos ouvíamos dos nossos pais, mestres e amigos: “Estejam preparados e atentos, pois quando surgir a oportunidade, agarre-a de “unhas e dentes”. E assim procurávamos estudar, estar habilitado, preparado e de “olhos abertos”, prestando atenção e com os “ouvidos” de prontidão, aguardávamos a tal oportunidade chegar para agarrá-la e não deixá-la escapar. Ufa! Às vezes ela não vinha, não passava, ou se passava não víamos, ou estávamos dormindo.. Quanta espera...Ás vezes até vinha e perdíamos...
Tempos outros.. dias atuais, o paradigma mudou, é preciso oportunizar-se. Para tanto, é necessário estar competente, proativo, isto é, antecipar-se, estar e se fazer presente mais cedo, inovar, gerar necessidades, saber empreender e empreender muito bem.
Oportunizar-se implica em ser arrojado, decidido, focar na geração de situações inusitadas capazes de propiciar melhoria no estado atual, compreender que é do processo correr riscos e assumi-los, ousar, inovar, e, por conseguinte, realizar mudanças.
 Não funciona mais como antigamente: esperar, aguardar... Agora é gerar, criar, “fabricar” a tal oportunidade.
Isaac Newton, “ontem”, ao ver cair uma maçã do pé...eureka: descobriu a Lei da Gravidade. Atualmente estão caindo “maçãs” o tempo todo e de todas as macieiras, quiçá de outras árvores... eureka...eureka...eureka... É preciso oportunizar-se, fazer-se presente com propriedade e personalidade, estar marcante e atuante para transformar cada “maçã que caia” em uma bela e grande oportunidade. Isto é viver no “Aqui e agora”, no momento presente, se oportunizando, tendo como referência o “lá e então” - onde tudo se passou, servindo como aprendizado - e, também, de olho no “logo ali” -  onde tudo está por vir -, tendo sabedoria para contextualizar e aplicar no já, agora. Ufa! eureka..
Tudo se modifica e se renova o tempo todo e com uma velocidade impressionante. Estar preparado, ser competente, antenado, ligado, plugado, é vital. No mundo virtual, com o uso da internet  é possível conectar-se com qualquer pessoa, empresa, nas mais diversas localidades do mundo. Basta “linkar” e saber aproveitar dos benefícios que a internet traz - disponibilizando o que está longe, tão perto, o inacessível tão real - e oportunizar-se a uma nova aprendizagem, a um mundo globalizado que se descortina para o ilimitado.

Oportunize-se para assumir a responsabilidade na condução de situações desafiadoras, arrojadas, capazes de tornar sua história de vida mais singular, vibrante e realizadora. 


João Paulino Quartarola


e-mail: jpquartarola@terra.com.br

Nenhum comentário: