sábado, 16 de novembro de 2013

COACHING EXECUTIVO




Ideal para executivos que buscam o seu autodesenvolvimento e almejam capacitar pessoas no tocante a excelência pessoal e profissional.

Gestão estratégica de excelência, líderes competentes, liderados realizados com seus serviços, aprimoramento contínuo dos processos de trabalho, efetividade nos resultados das empresas, clientes satisfeitos e ampliação de novos mercados, são alvos a serem atingidos por todas as organizações, sempre. Para conseguirem tal feito as organizações além de precisarem ajustar-se às transformações associadas ao comportamento humano e às inovações tecnológicas, contam com a fundamental e necessária atuação dos gestores como elos no processamento dos insumos em serviços e ou produtos, realizados pelos colaboradores das organizações.
Para empreenderem esses desafios as organizações precisam de profissionais talentosos, devidamente capacitados e líderes competentes para o exercício da gestão administrativa. A capacitação desses gestores é de vital importância.
Assim, quando o mundo dos negócios exigiu um novo posicionamento das empresas no mercado - onde a inovação e a produtividade transformaram-se em elementos cruciais de sobrevivência e o maior bem de uma empresa passou a ser o capital humano -, o Coaching marcou presença e ganhou evidência.
O Coaching nasceu nos esportes, equivale à ideia de treinador experiente na preparação de atletas de alto desempenho. Aos poucos, a ideia foi sendo aplicada a outros campos da vida. É um processo sistematizado, que pode ser realizado individualmente ou em grupo, conduzido por um profissional habilitado – Coach – que estimula e acompanha seu cliente – Coachee – a transformar potenciais em ações práticas, realizáveis, mensuráveis, no sentido de alcançar suas metas. Tem compromisso com os resultados, com a pessoa como um todo, com a sua realização e o seu desenvolvimento. Este processo é direcionado para o aumento de performance , transformação e aprendizado. Orienta-se no presente e no futuro
Existe uma variedade de tipos de Coaching atendendo aos mais diversos segmentos.  Como o nosso foco é a área organizacional, abordaremos o Coaching Executivo. Ele consiste no emprego da metodologia de Coaching num ambiente empresarial voltado ao aperfeiçoamento da performance profissional.  Destina-se às pessoas que possuem algum nível de autoridade e poder dentro de uma organização.  Ideal para executivos que buscam o seu autodesenvolvimento e almejam capacitar pessoas no tocante a excelência pessoal e profissional. Compreende, ainda, o aprimoramento de diversas habilidades, tais como: melhora na elaboração e implantação de planos estratégicos, agilidade e clareza na tomada de decisão, , aumento da capacidade de liderança, desenvolvimento de equipes de alta performance, melhora das relações interpessoais, obtenção de resultados qualitativos.
Sabemos que em muitas organizações, principalmente, em empresas familiares, existem excelentes técnicos ou elementos da família galgando postos de direção sem a devida competência para tal atribuição. O Coaching Executivo é uma excelente ferramenta a ser utilizada para auxiliá-los a explorarem seu potencial de gestão e liderança.
O trabalho de Coaching Executivo inicia-se com a apresentação da metodologia e funcionamento do processo, técnicas, ferramentas. Posteriormente procede-se ao levantamento do perfil do Executivo para conhecer o seu estilo – gerenciamento, liderança, capacidade de decisão, trabalho em equipe etc. Segue-se ao estabelecimento de objetivos que são formalizados no contrato entre o Coach e o Coachee e que passarão a ser o foco do trabalho a ser desenvolvido. Elabora-se um plano de ação e agendam as sessões. O processo é desenvolvido em média com 10 sessões, variando para cada situação, com periodicidade a ser definida com o Coachee. A duração de cada sessão varia de 60 a 120 minutos. Em cada sessão são definidas tarefas a serem desenvolvidas até a próxima sessão, e firmado um compromisso para o cumprimento das mesmas. Na sessão seguinte são feitas avaliações quanto ao cumprimento das tarefas. O não cumprimento das mesmas pode implicar na interrupção do processo, pois o Coaching é focado em resultados positivos.

O Coaching Executivo vem sendo adotado pelas organizações que desejam garantir sobrevivência no mercado competitivo, pois além de fomentar a ampliação e a utilização do potencial dos seus Executivos, capacita-os a multiplicarem as técnicas junto à suas equipes, elevando o nível de performance de seus colaboradores e o consequente incremento quantitativo e qualitativo dos resultados.


João Paulino Quartarola


e-mail: jpquartarola@terra.com.br

Nenhum comentário: