sábado, 16 de novembro de 2013

AUTOSSABOTAGEM




Estou fazendo regime... de repente surge um pedaço de “pudim alado”. Só um pedacinho e aí meto o “pé na jaca”. Interrompo o regime.. Fui convidado para o aniversário de um amigo. Estou vendo TV e por preguiça, digo: estou cansado, depois envio um torpedo, WhatsApp. Desisto do social... Estou sempre buscando “uma solução mágica para a minha situação”. Busco nos blogs, sites, livros, ouço amigos...  Eureka! Consegui. Idealizo uma saída... mas não a coloco em prática. Dias de depois recomeço o ciclo... Postergo mais uma vez.. Estes são alguns exemplos de autossabotagem. Isto é, eu, somente eu, consigo me enganar, me ludibriar, arrumar desculpas para interromper, adiar, fugir da situação, desistir.
Para justificar a autossabotagem digo para mim:  “não era bem isso que eu queria! Não era assim tão importante...”  “Ainda bem que as complicações surgiram bem no começo, assim não perdi meu tempo...” “Isso não tem muito a ver comigo mesmo. Meu negócio é outro...” Muitas vezes tenho dificuldades em falar a verdade para mim  e para todos aqueles a quem não quero decepcionar, justificando minhas desistências, interrupções, ditas sem importância, quando abdico do que é essencial que é lutar pela vida. Preciso me policiar para não tornar-me meu próprio inimigo
Assim, autossabotagem são armadilhas mentais que criamos e nos desestimulam a iniciativas para a realização de algo que desejamos. A autossabotagem tem como aliada a falta de confiança em si mesmo. Acontece, algumas vezes, similar a  este diálogo interno: “vá lá...você consegue, faça o melhor”. E responde para você : “não consigo, não dou conta, não sou capaz, falta coragem, estou com medo. E aí não faço.
Só você pode decidir acabar de vez com a autossabotagem. É um processo lento. Inicie. Vá passo a passo até criar o hábito de entrar em ação. Pois se a autossabotagem  leva-o a não fazer,  à inércia, você pode e é capaz de mudar de hábito, treinando fazer, movendo-se. Caso não consiga, procure ajuda de profissional habilitado e competente.
Nada acontece por acaso.  Estava escrevendo este artigo, via computador, e não “salvei” o texto, contudo, deu um “pique de luz” e perdi o documento. Foi uma provação. Surgiu o exemplo para contextualizar o artigo. Poderia autossabotar e dizer: ah, perdi o texto, não vou escrevê-lo novamente e justificar por conta do “azar”. Mas não, venci a possibilidade da autossabotagem e reescrevi o artigo. Agradeço a oportunidade do ocorrido, para agregar valor ao texto com exemplo real.
Caso tenha se sabotado até agora, você pode, merece e é capaz de decidir, a partir deste momento não se sabotar mais. Transforme-se no seu melhor amigo e invista na  construção da sua história grandiosa e simples, focada no que deseja ser. Só você é capaz de ser a pessoa maravilhosa para qual deseja transformar-se.   



João Paulino Quartarola
e-mail: jpquartarola@terra.com.br                                    

Nenhum comentário: