domingo, 16 de março de 2014

SABEDORIA



Com certeza você deve conhecer pessoas que diante de uma situação complexa, administram o ambiente e calmamente apresentam sua posição num tom de voz adequado, argumentam, justificam e geram alternativas sensatas e justas, de interesse mútuo. E depois diz: fulano é muito bom, ele é sábio. Isto é, tem sabedoria...
Sabedoria é a aplicação do conhecimento. É a capacidade de ter discernimentos sobre pessoas ou situações, combinada com uma compreensão sobre o que fazer e como fazer, do jeito certo e no momento certo. A pessoa que tem sabedoria está direcionada para viver bem a vida e transforma-se num “eterno aprendiz” da Escola da Vida. O conhecimento, a experiência e a transferência do aprendizado em situações reais, práticas é o que se denomina sabedoria.
A pessoa que tem sabedoria sabe quando falar e quando silenciar; sabe escutar não só com os ouvidos, mas também com o coração... Ela tem discernimento, sensibilidade e segue sua intuição.

Quem dirige sabe que, pelas Leis do Trânsito é proibido atravessar o semáforo quando ele estiver sinalizando a cor vermelha. Assim, se alguém atravessar o sinal e morrer, essa pessoa teve conhecimento. A sabedoria está em nunca atravessar o semáforo com o sinal vermelho, isto é, aplicação do conhecimento. Pois, sempre que alguém atravessar o sinal no vermelho é candidato à morte. Se nunca atravesso o sinal com semáforo vermelho sou uma pessoa que tem sabedoria. Portanto, se desobedeço, estou violando as leis e se morrer, tinha o conhecimento e não fui sábio.

O conhecimento é o que você sabe sobre determinada coisa. Ssabedoria é utilizar o conhecimento, sabendo o que fazer com os fatos da vida, lidar com as situações, enfrentar as adversidades com serenidade, tranquilidade, equilíbrio, encontrar ótimas soluções e adotar a mais apropriada para o momento..

A grande lição que tira-se dos acontecimentos da vida é que deve-se procurar continuamente o desenvolvimento através do conhecimento e ter  competência para aplicá-lo com sabedoria em nossas vidas, no dia a dia, com o propósito de obter-se excelentes resultados.



João Paulino Quartarola
e-mail: jpquartarola@terra.com.br

Nenhum comentário: