domingo, 16 de março de 2014

PRINCÍPIO DA AÇÃO E REAÇÃO



A terceira Lei de Newton, também chamada de Princípio da Ação e Reação é assim enunciada: “a toda ação existe uma reação igual e contrária.”
Quando você atira uma bola verde na parede ela volta na mesma intensidade e na cor  verde.  Se atira uma bola amarela na parede ela volta na mesma intensidade e na cor amarela. Se você pratica o bem, recebe o bem. Se pratica o mal, recebe o mal. Se não faz nada, não recebe nada.
Tudo que se recebe, em quantidade e qualidade está condicionado ao que se dá. Portanto, caso não esteja satisfeito com o que anda recebendo, dê uma parada, reflita e verifique o que você está doando. Sua colheita hoje é resultado do que plantou ontem. Não existe esse negócio de “sorte”, o que se vive hoje, são consequências das ações praticadas ontem. Esteja atento e aprenda com a lição: plante muito bem hoje, regue, adube, cuide... para que amanhã a colheita seja maior e mais qualitativa.
Vamos encontrar na Bíblia, inúmeros exemplos referentes à aplicação deste princípio. Vejamos um deles: “O que o homem semear, isso mesmo colherá" (Gl 6,7).
Podemos afirmar que todos os atos praticados, benéficos ou nocivos, bem como as palavras proferidas construtivas ou destrutivas, conseguem atingir o alvo e produzem ação reflexa, retornando ao ponto de partida. Assim, ninguém que esteja praticando o mal, pensa, por um só instante, que está sendo a maior vítima dessa mesma prática, pois tudo de ruim que estiver desejando ao outro, lhe virá na ação de retorno.

O conhecimento do Princípio da Ação e Reação convida-nos à tomada de consciência de todas as falhas e incentiva-nos a corrigi-las. Pois, como protagonista de nossa história, assumamos a responsabilidade dos nossos atos face ao poder de escolher o que fazer, como fazer, quando fazer. Assim, que tenhamos sabedoria para semearmos boas ações, investirmos na prática do amor incondicional, construirmos o bem, vivermos o bem, sermos o bem.


João Paulino Quartarola


e-mail: jpquartarola@terra.com.br

Nenhum comentário: