domingo, 16 de março de 2014

PROJETO DE VIDA



Novo ano...muitas esperanças...inúmeras certezas...grandes desafios...muitas vitórias. É possível escolher oportunizar-se o tempo todo, fazer o que almeja, realizar e realizar-se. O conhecer-se é fundamental para definir rumos, escolher os caminhos e caminhar com sucesso. É o que capacita cada um de nós a assumir o papel de artista principal no filme da vida. Para tanto, uma ótima estratégia consiste na definição de Projeto de Vida.
Projeto de Vida consiste em pensar, refletir e escrever os elementos necessários para que estruture os caminhos a serem seguidos com o propósito de chegar onde se deseja. O projeto tem por finalidade lançar-se para o futuro, com orientação, rumo. É uma estratégia que favorece a busca pelo que se pretende ser e conhecer. É uma trilha a ser seguida com flexibilidade e permite ajustes, adaptações, recomeços, retomadas, mas sempre com olhares no foco. É uma forma de planejar, organizar, executar e controlar os rumos da própria vida. É um convite a tomar a vida nas próprias mãos. 
Na vida, consciente ou inconscientemente  temos vários papéis a serem desempenhados, quais sejam: familiar – você como mãe, pai, filho, irmão -, relacional – você com sua esposa, companheira, namorada -, profissional – você no seu contexto de trabalho -, educacional – você na busca do seu desenvolvimento -, social – participação em reuniões sociais,  festas -, espiritual – você com o seu Deus  -, lazer – passeios, viagens, férias -.Para a elaboração dos projetos, uma boa dica consiste em olhar para dentro de si e perceber o que se sente em relação a cada uma dessas áreas e o que pode fazer para modificar a situação ou trazê-la mais próxima do que se deseja. Comece com dois ou três projetos e à medida que for obtendo resultados e adquirindo experiência, acrescente novos.
Elabore os projetos de forma simples e direta, definindo o que pretende fazer, como e quando. Identifique também os recursos e as pessoas que você poderá buscar para ajudar a realizar o seu projeto. Comprometa-se com os seus projetos e comece a empreendê-los.

Ao elaborar o seu Projeto de Vida você assume o “leme do seu barco” e passa a priorizar-se e o seu tempo, convergir energia para o foco, tomar decisões firmes, maduras e acertadas para ser uma pessoa realizada e feliz.   



João Paulino Quartarola
e-mail: jpquartarola@terra.com.br

Nenhum comentário: