quarta-feira, 1 de maio de 2013

ELEVAR A AUTOESTIMA



ELEVAR A AUTOESTIMA

Autoestima é a  ideia, formulação, percepção, interpretação que adquirimos sobre nós mesmos. Diz respeito ao quanto cada um se ama, acredita e confia em si, identifica suas forças, sente-se capaz, seguro, competente para empreender e fazer acontecer. Ao longo de nossas vidas, em função das escolhas que fazemos; das decisões que tomamos; de nossos valores, atitudes; da integridade que demonstramos; do que preparamos, cultivamos, colhemos no dia a dia; estabelecemos um conceito do tipo de pessoa que somos.
Existem pessoas que parecem estar sempre de mal consigo, com os outros, com a vida e com o mundo. São pessoas que têm atitudes, predominantemente negativas, reclamam de tudo e de todos, sempre mal humoradas, culpam os outros de responsáveis por seu estado de espírito negativo ou pelos seus fracassos. Tudo dá errado. Lamentam-se, acomodam-se, reclamam, reclamam, reclamam e se fazem de vítimas. Essas pessoas tem o que se convenciona baixa autoestima, gerada pelas atitudes negativas, tornando-se uma força autodestrutiva. Tal comportamento pode ser revertido mediante uma mudança de atitude radical que gere uma autoconfiança, capaz de produzir um bem estar duradouro que eleve a autoestima.
Por outro lado, existem pessoas também que têm consciência do seu valor como ser humano, ao acreditar, respeitar e confiar em si mesmas. Sentem-se merecedoras, dignas de serem felizes e amadas por si e pelos outros. Percebem-se aptas para enfrentarem a vida com mais disposição, vontade, otimismo, garra, determinação. Sabem do que são capazes e utilizam cada vez mais o seu potencial. São arrojadas, criativas e empreendedoras. Essas pessoas tem o que se convenciona alta autoestima, administram seus sentimentos e emoções, vencem a autossabotagem, são assertivas, sabem o que desejam, acreditam ser capazes e realizam.
Elevar a autoestima é uma tarefa para toda vida, sempre. Responsabilidade e competência de cada um de nós. Para tanto, é preciso amar-se e aos outros cada dia mais, criar relacionamentos sinceros e duráveis, conhecer suas qualidades e aprimorá-las e investir para superar os defeitos, desenvolver a autoconfiança e a valorização consigo mesmo, ser dinâmico, estar focado em fazer o melhor, desenvolver uma crença espiritual e acreditar no seu Deus.

João Paulino Quartarola
Consultor, Palestrante e Personal Coach nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Gerencial, de Equipes e Pessoal.

Nenhum comentário: