sábado, 10 de agosto de 2013

RESILÊNCIA



No dia a dia as pessoas escutam por aí que precisam ser resilentes. Contudo, muitas delas nem sabem o que quer dizer e se perguntam: o que significa isso?
Nos relatos abaixo, descreveremos situações de pessoas resilentes.
Algumas pessoas vivenciam determinados acidentes, adaptam-se às situações e, positivamente, seguem a vida. Muitas vezes, ainda, disponibilizam-se a informarem às pessoas sobre a atenção e os cuidados a serem tomados naquelas situações.
Outras pessoas diante de determinada mudança nos seus trabalhos são ágeis, práticas, flexíveis e logo adaptam-se ao novo.
Outras, ainda, quando passam por determinadas dificuldades, doenças graves, enfrentam a situação com garra, determinação, fé, otimismo e saem fortalecidas para seguirem suas vidas mais entusiasmadas, destemidas, confiantes.
Podemos então dizer que, resilência – “conceito oriundo da física, refere-se à capacidade que alguns materiais têm de absorver impactos e retornar à forma original”  –, diz respeito às pessoas que demonstram ter força, garra, resistência, perseverança diante de situações difíceis. Refere-se à capacidade dos indivíduos de enfrentarem dificuldades, de superarem obstáculos, de resistirem à pressão de situações adversas e de fazerem uso da flexibilidade para se ajustar ao que deve ser adaptado e da criatividade para gerar soluções alternativas para seguirem suas histórias realizando grandes feitos.
Uma das estratégias para desenvolvermos a resilência consiste em termos projetos de vida. Assim vamos nos tornando resilentes ao enfrentarmos os problemas que passam a ser apenas obstáculos a serem superados por estarmos focados e motivados em algo significativo e grandioso.
Com a prática da resilência as pessoas tornam-se mais fortes e preparadas para lidarem com as adversidades da vida. Aprimoram a habilidade de persistirem nos momentos difíceis mantendo a esperança, desenvolvem a confiança em si mesmas para enfrentarem novos desafios, transformam experiências negativas em oportunidades de mudança e o mais sensacional é que todos nós podemos nos tornar resilentes.

João Paulino Quartarola

Consultor e Palestrante nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Gerencial, de Equipes e Pessoal.           

Nenhum comentário: