quarta-feira, 2 de novembro de 2011

“LEVANTA-TE E ANDA.” TENHA FÉ. FAÇA ACONTECER!



Como diz Albert Einstein “Nada acontece até que algo se mova”. Tal afirmação aplica-se a todos os aspectos da vida. É preciso acreditar, ter fé, acreditar em si, sair da zona de conforto, mover-se. Dessa forma acontece a química da  ação.
A ação é o ponto de partida de todo caminhar, processo, progresso. É o trabalho, a transformação de um pensamento em algo concreto. Os sonhos, as ideias são necessárias, contudo, a concretização se dá pela ação. A ação é o que dá movimento, cria a realidade. Implica em colocar energia com foco, isto é, fazer acontecer.
A regra básica da ação é: dê o primeiro passo, depois o segundo e assim os demais. A química da ação está em fazer algo, agora. Começar fazer!  Ao constatar o resultado adequado da ação, atingiu o alvo. Ótimo. Parabéns. Contudo, ao verificar que foi inadequado ou está errado, não atingiu o esperado, então faça de outra maneira, mas faça, não desista! Refaça tantas vezes quantas forem necessárias, até acertar. 
Dois tipos de paradigmas de ação orientam os resultados do dia a dia. Um deles é a proação, isto é, realiza, faz acontecer, responde, se coloca na ofensiva, apresenta resultado. A proatividade é a capacidade de se antecipar aos acontecimentos. É a atitude daquele que não tem medo de mexer no time que está ganhando. A pessoa proativa toma iniciativa para realizar alguma tarefa antes de que seja cobrada por isso ou que outro perceba a necessidade e a faça. Duas outras características importantes são: responsabilidade e consistência. Age com o cuidado necessário e no tempo certo, com atitudes apropriadas, firmes, adequadas à realidade. Transforma desafios em oportunidades para crescer e se desenvolver. Está no controle das coisas, é o criador de novas situações. “Um pai avistou um copo à beira de uma mesa e viu seus filhos brincando em volta. Foi lá e retirou o copo. As crianças continuaram brincando felizes.” Agiu. Antecipou-se a possíveis situações não desejadas.
 O outro paradigma é o da reação, isto é, funciona segundo estímulos externos, passa a ser o efeito e não a causa, se coloca na defensiva e responde quando demandado. Espera os problemas acontecerem para tomar uma decisão ou atitude. “Um pai avistou um copo à beira de uma mesa e viu seus filhos brincando em volta. O pai não fez nada. As crianças, no corre-corre, derrubaram o copo e cacos de vidros se espalharam pela sala. Felizmente ninguém se machucou. O pai saiu às pressas recolhendo os cacos de vidro caídos no chão.” Reagiu. Atuou depois do ocorrido.
Diante do relato dos conceitos acima, vamos fazer um minuto de reflexão e responder à pergunta: como me comporto em relação a esses dois paradigmas? A maioria das minhas atitudes são mais próximas de pessoa proativa ou reativa? Não existe certo ou errado, melhor ou pior. O propósito é tomar consciência. Conhecer-se um pouco mais e entender que, como comportamento, as escolhas são próprias. Deve-se continuar a ação rotineira, receber o que recebe ou almejar coisas diferentes? Para o segundo caso é necessário, obviamente ,escolher fazer coisas diferentes que resultem em ações também diferentes. . 
Cabe o registro que não importa se está bem preparado, é inteligente e tem contatos ou toda a técnica do mundo – os resultados obtidos dependerão exclusivamente das ações que desempenhar. Pensamento e foco positivos vão apontar  o caminho certo, mas é o esforço e a vontade de vencer,  a energia despendida, o mover-se, o agir,  que vão levá-lo onde quer chegar. Assim, se deseja atingir o topo e que o sonho se transforme em realidade  é preciso se levantar da cadeira e começar a escalada. É absolutamente necessário que dê o primeiro passo e continue até que seu objetivo seja atingido. Há capacidade, potencial e desejo para isso. Agora, só falta levantar, ter coragem, disciplina, determinação, agir e caminhar passo a passo, até atingir o topo.
Para ilustrar o exposto reflita sobre a parábola a seguir.
"Um homem estava ilhado em cima de sua casa decorrente de uma enchente que estava acontecendo em sua cidade. A força da correnteza o impedia de descer para fugir nadando. Esse homem era um fervoroso cristão que considerava sua fé inabalável e ao ver que poderia morrer ali suplicou:
- Deus salva-me dessa enchente, salva minha vida Senhor.
Duas horas de espera a água já estava subindo com uma velocidade impressionante, foi quando esse homem avistou um barco vindo em sua direção, o piloto do barco gritou:
- Pule, que vou te salvar.
O homem que estava em cima da casa gritou:
- Não! Deus vai me salvar.
O piloto do barco tentou argumentar algum tempo mas avistou mais gente necessitando de ajuda e acabou partindo tendo que deixar esse homem em cima da casa. Mais um tempo depois chega um helicóptero que plana sobre a casa desse homem e o salva-vidas no helicóptero grita:
- Segure essa corda que vou te salvar!
E mais uma vez convicto de que seria salvo por Deus ele respondeu:
- Não! Deus irá me salvar.
E mais uma vez notando que perdia tempo ali o helicóptero teve que partir.
Após algum tempo em cima da casa o homem acabou morrendo. Chegando ao céu procurou a Deus e lhe perguntou:
- Senhor, sempre fui fiel, sempre me dediquei a palavra e quando mais preciso de ti acabo morrendo, porque deixastes, Senhor?
E Deus responde:
- Filho, tanto ouvi o que pedistes que mandei um barco e um helicóptero para te salvar."

Nenhum comentário: